terça-feira, 7 de abril de 2015

Aula 06/04/2015-O filme Pequena Miss Sunshine

      Nessa aula, nós demos continuidade à aula passada, assistimos ao filme Pequena Miss Sunshine, ou pelo menos partes dele, para que pudéssemos analisar, com base na teoria dos multiletramentos, o filme e a crítica de Mario Abbadi com a qual trabalhamos aula passada. A professora nos fez ter um olhar mais crítico e menos superficial do filme, sobre o que ele fala na verdade? Qual a mensagem por trás dos efeitos, cortes de filmagem e da óbvia história principal?
    Eu já tinha assistido ao filme e acredito que isso tenha ajudado a enxergar diferentemente dessa vez,claro que com o direcionamento na aula fica bem mais fácil de entender a mensagem, mas esse é o objetivo: que nós possamos aos poucos criar uma visão crítica, que nos permita realmente fazer uma real leitura do mundo ao nosso redor. Para isso, temos que analisar todas as esferas envolvidas em determinado texto, o aspecto econômico, o aspecto social, aspecto cultural etc.
     O objetivo aqui é nos forçar a ver além dos nosso limites, além das barreiras impostas a nós pela sociedade alienada, é que nós possamos não ler só nas entrelinhas mas o conjunto todo, agora ficou claro para mim o que é Leitura e Produção de textos na Língua Portuguesa.
     Também "inauguramos" a Roda de Conversa, entre aspas porque na verdade a professora já tinha iniciado aula passada, mas dessa vez foram os discentes. Nos foram apresentados três livros, e de dois eu gostei muito, um de José Saramago que fala sobre Ricardo Reis e Fernando Pessoa ( por isso me chamou a atenção de cara) e o outro é A Cura de Schopenhauer o qual eu já tinha ouvido falar e me parece ser realmente um bom livro. O terceiro é um livro um pouco fantasioso, fala sobre vampiros e ficções, não me atrai muito apesar de a apresentação do livro ter sido boa. Próxima aula eu irei apresentar um livro também, Não nascemos prontos de Mário Sérgio Cortella, espero que todos gostem pois eu considero um ótimo livro.
     Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário