segunda-feira, 30 de março de 2015

Aula dia 30/03/2015-Sujeito do texto

       Hoje tivemos uma aula dinâmica com várias atividades diferentes as quais deixaram a tarde mais interessante. Primeiramente a professora passou um slide e conversou um pouco sobre o sujeito do texto e como esse assunto está relacionado com a língua e como ela é encarada, a visão que nós utilizaremos em sala é a de leitor ativo, em que o autor não o senhor do texto.
      Depois disso discutimos o texto A teoria dos gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e os multiletramentos, mais especificamente Os multiletramentos e os textos contemporâneos, de Roxane Rojo. A sala foi dividida em grupos para discutir a resposta de uma atividade baseada no texto, a pergunta era sobre a visão do texto em relação ao multiletramento no contexto social, de acordo com ele uma "educação linguística adequada se configura como aquela que possa trazer aos alunos projetos de futuro que considerem três dimensões: a da diversidade produtiva ( no âmbito do trabalho), a do pluralismo cívico (no âmbito da cidadania) e as identidades multifacetadas (no âmbito da vida pessoal)". O que a sala no geral conseguiu captar do texto foi que o multiletramento surge como prática de letramento contemporânea envolvendo tanto as novas linguagens que surgiram assim como a diversidade de identidades individuais e culturais.
       Antes de sairmos para o intervalo, lemos e discutimos uma crítica do site Omelete sobre o filme Pequena Miss Sunshine. Essa atividade se mostrou de certa forma motivadora para mim, pois, foi  a primeira vez em que realmente usamos os conhecimentos da disciplina na prática, pudemos analisar a escrita e ficou combinado de assistirmos ao filme na próxima aula, assim poderemos julgar o filme com nossos próprios olhos.
       Após o intervalo, fizemos a Roda de Conversa, é um exercício em que a cada semana cabe a 4 pessoas a leitura de um trecho de algum livro que elas gostem e achem interessante para dividir com a sala. Como hoje foi a primeira vez que fizemos isso, foi a professora quem fez a leitura do livro O filho eterno de Cristóvão Tezza, a leitura foi tão boa que até me convenceu a comprar o livro, uma história interessante com um bom enredo e uma escrita envolvente, espero gostar do livro.
        Por fim, nos reunimos nos grupos das narrativas digitais para estabelecer as primeiras bases do trabalho como a temática e algumas ideias iniciais. Eu e meu grupo decidimos abordar o tema das consequências das redes sociais na socialização das pessoas. Em breve nos reuniremos para começar a escrever o enrendo e a edição das imagens.
      Foi isso por hoje, até a próxima postagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário