segunda-feira, 27 de abril de 2015

Aula 27/04-Relação texto/imagem

  Na aula de hoje começamos nos reunindo em grupos para terminar a atividade iniciada aula passada sobre a análise de uma notícia da Folha de São Paulo envolvendo o Lula. Devíamos responder e analisar o texto pelo ponto de vista da escolha do tipo de discurso citado e relacionar a imagem da reportagem ao texto ou, mais precisamente, à manchete. O tipo de discurso utilizado na manchete foi o discurso direto livre (DDL), pois não havia oração subordinada, então não poderia ser discurso indireto, não havia aspas, dois pontos ou qualquer indicador de separação de fala do discurso direta, sendo assim, teria que ser uma formada híbrida, dentre elas também não poderia ser o discurso indireto livre, já que nesse existe uma confusão das vozes dos personagens e na manchete tais vozes estavam bem demarcadas, chegando à conclusão de que o discurso utilizado era o DDL. Na atividade também nos foi pedido para falar sobre as possibilidades de sentido do uso desse tipo de discurso e para explicar se o sentindo da manchete era o mesmo da imagem  e por que. Após uma análise junto à professora, consideramos que o sentido da notícia em geral era de relacionar a imagem de Lula a um salvador, pois, apesar de Quércia ter sido condenado por todo o Brasil, Lula queria perdoá-lo de todos os erros e "salvá-lo" (uma analogia com o que Jesus Cristo fez ao perdoar o ladrão condenado junto a ele na hora de sua crucificação), sendo utilizada na imagem uma relação de ironia.
   Depois de respondermos a atividade ( a qual foi posteriormente acompanhada de uma análise pela professora, para esclarecer assim quaisquer dúvidas), tivemos a nossa Roda de Conversa. Os leitores de hoje foram: Danielle, com o livro O Alquimista de Paulo Coelho, Sonilany com o livro O Caçador de Pipas de Khaled Hosseini e Flávia com o livro O Manipulador de John Grisham; são todos livros que eu já havia ouvido falar apesar de nunca ter lido.
    Após a Roda de Conversa, fizemos um breve intervalo e ao voltarmos focamos no objetivo da aula de hoje: estudar a relação texto/imagem. Ao nos depararmos com um texto com figuras devemos analisar com base em três pontos: a Entoação Avaliativa, ou seja, o valor daquilo que está sendo dito o qual é obtido também por conhecer e avaliar o contexto,o Presumido que engloba os contextos econômicos, sociais, políticos etc e o Horizonte Espacial Comum, ou seja, a materialidade ali expressa. 
    Coube também para essa aula alguns avisos: próxima semana não será a entrega das Narrativas Digitais, devo confessar que foi um certo alívio ter mais tempo para planejar e terminar o trabalho, porém, será a nossa prova! Então cabe agora fazer a revisão de tudo o que estudamos até agora!
 Aqui vai o link da reportagem analisada hoje na aula-https://www.dropbox.com/s/zx30fjmxrn8bu8u/Discurso%20citado%20-%20exerc%C3%ADcioTEXTOparaAN%C3%81LISE.docx?dl=0

     Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário